Graduação

PSICOLOGIA

O Curso de Psicologia da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT) propõem-se a atender às demandas da comunidade, criar novas e ampliar o campo de atuação profissional através do ensino, pesquisa e atividades de extensão. O curso aborda a complexidade do ser humano e a constituição da subjetividade na perspectiva da sua integralidade, considerando os aspectos.

Com isso, o Curso de Psicologia da Católica comunga valores em que o compromisso social a promoção à cidadania e o respeito a diversidade devem ser priorizados na formação do corpo discente. Tais valores são concretizados através do Currículo Integrado e Aprendizagem Centrada no Estudante (CIACE).

A matriz curricular é construída por módulos teóricos e práticos que integram, em temáticas afins, disciplinas que dão sustentação ao estudo da ciência/profissão. A estrutura e conteúdos modulares resultam de oficinas de trabalho realizadas durante o curso, que operacionaliza e integraliza as disciplinas. O foco do processo ensino/aprendizagem recai sobre o estudante, que é o responsável pela construção do próprio conhecimento.

Essa proposta de ensino utiliza metodologias ativas, como o Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Esse método possui várias características que garantem ao acadêmico a responsabilidade pelo aprendizado. O curso oferece uma grande variedade de oportunidades de aprendizado através de laboratórios, ambulatórios, experiências e estágios hospitalares e comunitários, bibliotecas tradicionais e acesso a meios eletrônicos (Internet).

O estudante é inserido em atividades práticas relevantes para a futura vida profissional, desde o primeiro semestre, onde o conteúdo curricular contempla os problemas mais frequentes e relevantes a serem enfrentados na vida profissional. Além disso, o acadêmico é constantemente avaliado em relação à  capacidade cognitiva e ao desenvolvimento de habilidades necessárias ao exercício da Psicologia.

Objetivo

  1. PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Psicologia da Faculdade FACC-MT, concebido para estar em consonância com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, evidencia o processo de ensino aprendizagem pautado em utilização de metodologia ativa que contribui para uma atuação autônoma ética e crítica. Com o propósito de desenvolver habilidades e competências para o pleno exercício profissional estando apto a:

  • Prática da educação permanente, especialmente para a autoaprendizagem;
  • Exercer a Psicologia utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos validados cientificamente;
  • Dominar as técnicas de leitura crítica, indispensáveis frente à sobrecarga de informações e da transitoriedade de conhecimentos;
  • Dominar os conhecimentos científicos básicos de natureza bio-psico-social subjacentes à prática psicológica;
  • Ter domínio dos conhecimentos de procedimentos diagnósticos e terapêuticos necessários à prevenção, tratamento e reabilitação das doenças de maior prevalência epidemiológica e aspectos da saúde mental ao longo do ciclo biológico: saúde individual da criança, do adolescente, do adulto e do idoso com as peculiaridades de cada sexo; saúde da família e da comunidade; doenças nutricionais; doenças ocupacionais; ambientais e iatrogênicas;
  • Ter capacitação para utilizar recursos diagnósticos e terapêuticos contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção;
  • Utilizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos conhecendo critérios de indicação, limitações, riscos, confiabilidade e sua validação científica;
  • Atuar dentro do sistema hierarquizado de saúde obedecendo aos princípios técnicos e éticos dando referência e contra referência;
  • Saber atuar em equipe multiprofissional, assumindo quando necessário o papel de responsável técnico, relacionando-se com os demais membros em bases éticas;
  • Exercer a Psicologia com postura ética e humanística em relação ao paciente, família e à comunidade, observando os aspectos sociais, culturais, psicológicos e econômicos relevantes do contexto, baseados nos princípios da bioética;
  • Ter uma visão social do papel do psicólogo e disposição para engajar-se em atividades de política e de planejamento em saúde;
  • Informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação a promoção saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de transtornos mentais, usando técnicas adequadas de comunicação;
  • Conhecer as principais características do mercado de trabalho onde deverá se inserir, procurando atuar dentro dos padrões locais, buscando o seu aperfeiçoamento considerando a política vigente;
  • Utilizar ou administrar recursos financeiros e materiais, observando a efetividade, visando a equidade e a melhoria da atenção psicológica, pautada em conhecimentos validados cientificamente.

Informações
Tipo de Curso: Graduação
Modalidade: Presencial
Tempo de curso: 10 semestre
Mensalidade a partir de: R$ 1080,00
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