Sedac realiza mais um módulo do curso de Capelania Hospitalar


Autor: Sedac
Data publicação: 12/11/2016

Sedac realiza mais um módulo do curso de Capelania Hospitalar

O Curso de Extensão Ministério em Capelania Hospitalar, da Faculdade Católica de Mato Grosso – Sedac, realizou hoje (sábado), 12 de novembro, o terceiro módulo com o tema: “Tópicos de tanatologia e ética”. Nessa disciplina, que enfoca a morte, causas e fenômenos relacionados, a professora, a médica Isabel Cristina da Silva Figueiredo, discorreu sobre os cuidados paliativos, o paciente oncológico do ponto de vista clínico e sobre eutanásia, distanásia e mistanásia.

\r\n\r\n

A Igreja Católica no Brasil, conforme destaca o diretor-geral da Faculdade Católica, padre Edson Sestari, tem insistido por diversas vezes, e cada vez com mais frequência, através de discursos, documentos e planos pastorais, sobre a formação dos agentes, para atender as demandas relativas à assistência religiosa, à evangelização e o testemunho da fé cristã.

\r\n\r\n

Dessa forma, a instituição de ensino constatou que há em Mato Grosso uma carência de agentes eclesiais formados a partir de orientações teológico-pastorais atualizadas e em comunhão com a Igreja local. Com isso, segundo o padre Edson Sestari, a instituição decidiu ir ao encontro dessa necessidade ao oferecer esse primeiro curso em Capelania.

\r\n\r\n

“Estamos iniciando essa caminhada com essa primeira versão, mas no prosseguimento discutiremos outras possibilidades, como, por exemplo, uma especialização, uma pós-graduação, em capelania”, diz padre Carlos Viana, coordenador do Curso de Teologia e da extensão em Capelania.

\r\n\r\n

De acordo com o sacerdote, o curso prepara os participantes dentro de vários aspectos e, de forma especial, fundamentado processo teórico da Teologia no campo da saúde e doença. “Fazemos reflexões contundentes, e temos certeza que as pessoas vão oferecer um serviço mais qualificado com atitudes inspiradas na fé cristã em relação à vida”, assinala padre Carlos.

\r\n\r\n

“O curso está sendo muito proveitoso, principalmente pelo foco espiritual e social que é desenvolvido”, afirma Ronicléia Barbosa Santana, estudante de Enfermagem. “A turma é formada por pessoas das mais diversas áreas, inclusive seminaristas e padres”, aponta padre Carlos, lembrando que a proposta do curso é organizada dentro de uma perspectiva multidisciplinar e ecumênica.

\r\n\r\n

Para o pastor Deolindo Feltz, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e um dos professores do curso, essa capacitação possibilita aos participantes a se colocarem junto aos enfermos de maneira mais adequada, compreendendo as dores físicas, psíquicas e sociais das quais estão enfrentando. “A partir de agora todos têm condições de se questionarem e saberem qual a presença religiosa vão elaborar para que consigam fazer a diferença ao lado das pessoas enfermas”, assegura.

\r\n\r\n

Deolindo Feltz, que é capelão no Hospital de Câncer em Mato Grosso (HCanMT), parabenizou a iniciativa da Faculdade Católica na realização da extensão. “Esse curso quer ser o algo a mais nesse contexto, justamente porque existe uma demanda e torna-se imprescindível promover capacitação”, assegura o capelão.

\r\n\r\n

Próximos módulos – No dia 19 de novembro, a professora mestre em Psicologia Marisa Helena Alves vai discorrer sobre aspectos psicossociais do enfermo frente à própria morte; tipos de enfermos e de crises advindas da relação saúde-enfermidade; da relação entre a morte e a cultura; legislação acerca da ajuda médica para morrer e compreendendo o SUS em relação à assistência terciária e padrões de luto.

\r\n\r\n

Na sequência, os dois últimos módulos, cinco e seis, nos dias 26 de novembro e seis de dezembro, respectivamente, tratarão sobre assistência espiritual aos doentes e práticas de capelania hospitalar. Os professores serão o padre Orivaldo Egídio da Silva e o pastor Deolindo Feltz.

\r\n\r\n

O curso teve início dia 29 de outubro, e os participantes receberão certificado. As aulas são realizadas das 7h30 às 11h30 da manhã, na Faculdade Católica, na Rua do Seminário, 105, bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Outras informações pelo e-mail: secretaria.geral@sedac.edu.br, pelo portal: www.sedac.edu.br, ou pelos telefones: (65) 3685 0897 – 98459 2487.

\r\n

Fan Page

Informativo

Social

  • © Copyright 2017 Faculdade Catolica de Mato Grosso - FACC - Todos os direitos reservados.