Teólogos recebem Prêmio Ratzinger no Vaticano

Data publicação: 26/11/2016

Teólogos recebem Prêmio Ratzinger no Vaticano

O papa Francisco quis demonstrar na manhã deste sábado, 26 de novembro, carinho e gratidão ao papa emérito Bento XVI, “que nos acompanha ainda hoje com suas orações”. A ocasião foi a entrega do Prêmio Ratzinger ao monsenhor Inos Biffi e ao teólogo ortodoxo Ioannis Kourempeles: uma cerimônia da qual o “professor Ratzinger” não participou, tendo recebido os dois premiados na noite de sexta-feira, 25.

Francisco parabenizou o presidente, padre Federico Lombardi, e os membros da Fundação Ratzinger pelo “bom êxito” do Simpósio Internacional sobre o tema da Escatologia, análises e perspectivas. O evento foi realizado nos últimos dias na Universidade Santa Croce e se encerrou no Instituto Augustinianum, em Roma (Itália)

Escatologia é tema importante para Bento XVI – “Sabemos – ressaltou – que o tema da escatologia ocupou lugar muito importante na obra teológica do professor Joseph Ratzinger, em sua atividade como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e, enfim, em no magistério como pontífice. Não podemos nos esquecer – prosseguiu o papa  Francisco falando sobre o predecessor – as profundas considerações sobre a vida eterna e sobre a esperança, na Encíclica Spe salvi”.

Elogios aos vencedores – Em relação ao monsenhor Inos Biffi, Francisco mencionou “os méritos de uma vida inteira dedicada aos estudos teológicos na Igreja e a seu serviço”: um reconhecimento, por assim dizer, à carreira do grande teólogo.

A respeito do trabalho do ortodoxo Ioannis Kourempeles, o papa destacou “o interesse dedicado ao pensamento de Joseph Ratzinger” e o esforço em “sondar a fecundidade do encontro” entre o pensamento do papa emérito e a teologia ortodoxa.

Com informações Rádio Vaticano