Seminaristas de Filosofia e Teologia participam de retiro anual

Data publicação: 04/04/2017

Seminaristas de Filosofia e Teologia participam de retiro anual

O retiro anual dos seminaristas que cursam Filosofia e Teologia na Faculdade Católica de Mato Grosso – Sedac (Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa), realizado, de 30 de março a dois de abril, em Cuiabá e Primavera do Leste (239 Km da Capital), respectivamente, foi considerado pelos estudantes como extremamente positivo. O retiro teve a participação de seminaristas das nove dioceses do Regional Oeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da Diocese de Ji-Paraná (RO).

“Foi um período de aprofundamento da fé”, disse Erivelton Postil, do último ano de Teologia, destacando que durante os três dias pode experimentar a misericórdia de Deus, “e o amor do Pai que me envia a anunciá-lo”. O evento dos alunos da Teologia foi no Centro de Formação Terceiro Milênio São Francisco de Assis, em Primavera do Leste.

O pregador, padre Estevam de Paiva, da Congregação do Santíssimo Sacramento, de Matozinhos (MG), discorreu sobre Eucaristia, missão e Maria, a mulher que acolheu o Reino de Deus. De acordo com Rodrigo Bora, seminarista de Teologia, de Ji-Paraná, o sacerdote sacramentinos, no encontro, destacou a figura de Maria em vista do Ano Mariano em comemoração aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

“O retiro foi maravilhoso e tivemos a oportunidade de olharmos na direção de Jesus Eucarístico e acolhermos com gratidão e humildade o mistério que Jesus deixou”, frisa Rodrigo Bora.

Na visão de Cleyton Queiroz Stefanello, do terceiro semestre de Filosofia, “o recolhimento foi um momento de subir ao monte e escutar a voz do Senhor, para estar numa perfeita intimidade com o Cristo e nos prepararmos para as grandes celebrações que se aproximam”.

Padre Reginaldo de Souza Oliveira, reitor do Seminário Arquidiocesano de Cuiabá, pregou o retiro para os seminaristas de Filosofia, no Centro Nova Evangelização (Cene), do Regional Oeste 2, em Cuiabá. O tema tratado foi sobre “A Virgem Maria e a nossa configuração a Cristo”, no contexto do Ano Mariano e da nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral, da Congregação para o Clero. Esse documento apresenta o caminho da formação como configuração a Cristo Cabeça, Pastor, Servo e Esposo.

Segundo o reitor, refletiu-se que, para alcançar essa configuração a Cristo, é necessária “uma formação à interioridade e à comunhão, estando atento a formação espiritual de cada um, que “é orientada para alimentar e sustentar a comunhão com Deus e com os irmãos, na amizade com Jesus Bom Pastor e numa atitude de docilidade ao Espírito.

“Essa intima relação forma o coração do seminarista para aquele amor generoso e de oblação que representa o início da caridade pastoral”, sublinha padre Reginaldo.

Além das palestras, durante os dois retiros ocorreram momentos de oração pessoal e comunitária, celebração Eucarística, oração do terço, da Via-Sacra e partilha das experiências vividas no encontro. Que Deus abençoe os seminaristas e que Nossa Senhora os acompanhe na configuração a Cristo Bom Pastor.