Católica e Unisinos lançam edital para mestrado e doutorado

Data publicação: 01/10/2018

Os cursos de mestrado e doutorado em Filosofia e Ciências Sociais começam em janeiro de 2019.

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Doutorado e Mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), está aberto, e deve ser feito nos links indicados, abaixo, ou no portal da Católica (www.catolicamt.com.br).

“É mais uma conquista da nossa instituição, e a concretização do nosso planejamento”, diz o diretor-geral, padre Edson Sestari.

De acordo com o sacerdote, a parceria com a Unisinos, além de uma conquista, é fruto da credibilidade da Católica junto à sociedade. “Essa cooperação entre as duas instituições é de sucesso e nos dá a certeza que estamos na direção certa”, assegura o diretor, acrescentando que o reconhecimento da Unisinos é uma vitória. “A Unisinos, que pertence a Companhia de Jesus, fundada pelo jesuíta Santo Inácio de Loyola, está no mercado há cinco décadas e agora nos aceita para caminharmos juntos”, frisa.

Os programas de Filosofia e Ciências Sociais se destacam entre pesquisadores do Brasil e de outros países e são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). São oferecidas 34 vagas nos cursos de  Filosofia, sendo 20 para mestrado e 14 para doutorado), e 25 em Ciências Sociais, que são 15 em mestrado e 10 em doutorado.

O mestrado, com duração de dois anos (24 meses), é uma pós-graduação  stricto sensu voltada ao ensino e à pesquisa. Com caráter acadêmico e visa, principalmente, formar pesquisadores e professores para lecionar no ensino universitário.

E o doutorado, também stricto sensu, tem o intuito de aprimorar a investigação num determinado campo da ciência e ampliar conhecimentos na prática da docência. A duração do doutoramento é de quatro anos (48 meses).

Nos editais, dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Sociais, os candidatos têm as informações e todos os procedimentos necessários para a realização das inscrições, como documentação, valor da taxa e datas do processo seletivo. As aulas nos quatro cursos serão iniciadas na primeira semana de janeiro de 2019.

Ciências Sociais: http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/ciencias-sociais/presencial/sao-leopoldo/processo-seletivo

Filosofia: http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/filosofia/presencial/sao-leopoldo/processo-seletivo

Pesquisas - O Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Sociais estuda, como área de concentração, Políticas e Práticas Sociais e propõe-se a realizar o exame das questões vinculadas às ações e visões do Estado e da Sociedade relacionadas à questão social, especialmente no que respeita aos campos e processos de expressão das desigualdades.

O PPG aborda esses temas teoricamente e em seus desdobramentos metodológicos e empíricos, sob a ótica da pesquisa e da intervenção de atores e instituições. As pesquisas são desenvolvidas nas seguintes linhas: Identidades e Sociabilidades; Atores Sociais, Políticas Públicas e Cidadania e Sociedade, Economia e Emancipação

Filosofia - O Programa de Pós-Graduação em Filosofia forma profissionais capazes de examinar, com acuidade técnica e originalidade, problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, além de atuar na pesquisa e docência.

O Programa mantém parceria com a Universidade do Quebec, em Trois-Rivières, no Canadá, e com a Università di Padova, em Pádua, na Itália, e destaca-se pela excelência acadêmica em uma qualificada trajetória de existência. As linhas de pesquisa são: Sistemas Éticos; Linguagem, Racionalidade e o Discurso da Ciência e Filosofia Social e Política.

Outras informações - Na secretaria acadêmica da Católica (65) 3685 0897 ou 98459 2487. A Católica está localizada na Rua Pérola, 105, próxima ao Hospital Metropolitano, no Cristo Rei, em Várzea Grande.