Filosofia da Católica MT conquista conceito 4 no Enade

Data publicação: 10/10/2018

A avaliação do MEC coloca a Católica entre as melhores do país.

O Curso de Filosofia atingiu conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, do Ministério da Educação (MEC). A nota máxima da avaliação é cinco. “O resultado é mais uma mostra do nosso empenho no ensino de qualidade, e de compromisso eclesial”, diz o diretor-geral, professor Me. padre Edson Sestari.

O Enade do ano passado avaliou cursos de licenciaturas e bacharelado na área de Ciências Exatas, e cursos superiores de tecnologia. O exame tem como base um ciclo trienal no qual a cada ano uma área diferente de instituições privadas e públicas é avaliada.

A avaliação tem 40 questões, uma parte de formação geral, que leva em conta atuação ética, e outra de perguntas específicas relativas ao conteúdo do curso.  As questões são discursivas e de múltipla escolha. O Curso de Filosofia da Católica está classificado entre os 21,9% que alcançaram o conceito 4. Em 2017, foram avaliados pelo MEC 10.570 cursos. Filosofia (licenciatura) está classificada também entre as 10 melhores carreiras no Enade. A primeira é licenciatura em Artes Visuais.

“Estamos trilhando um caminho planejado, e com olhar no futuro”, destaca padre Edson, lembrando que a tradição da educação católica é singular e tem feito a diferença dentro do contexto. A execução desse planejamento, de acordo com o diretor-geral, é feita diariamente. “Iniciaremos o ano (2019) com mestrado doutorado em Filosofia, em parceria com a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)”, informa, acrescentando que essa ligação com a instituição jesuíta, da Companhia de Jesus, sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), amplia ainda mais a reflexão filosófica em Mato Grosso.

“Essa nota é uma somatória do empenho da instituição, que reúne direção, professores, estudantes e funcionários, na busca constante pela qualidade”, assegura o coordenador do curso de Filosofia, padre Edson. Ele frisa que a Católica quer mais, e esse esforço tem sido feito a cada dia. “Nosso ensino se apoia, além da pesquisa, no aprimoramento de competências, habilidades e na humanização”, sublinha o diretor.

Oportunidade - Além de Filosofia, a Católica oferece, no campus em Várzea Grande, os cursos de graduação em Psicologia, Pedagogia, Tecnólogo em Gestão e Teologia, nos períodos matutino e noturno. Na pós-graduação lato sensu são dezenas de cursos nas áreas de Educação, Administração, Psicologia, Filosofia e Teologia.

A parceria com a Unisinos, além dos programas stricto sensu em Filosofia, também oferecer mestrado e doutorado em Ciências Sociais. As aulas desses cursos iniciam em janeiro de 2019, em Várzea Grande, e a inscrição para concorrer a uma das vagas pode ser feita pelo endereço: www.catolicamt.com.br.

Carreiras - Os programas de Filosofia e Ciências Sociais se destacam entre pesquisadores do Brasil e de outros países e são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). São oferecidas 34 vagas nos cursos de Filosofia, sendo 20 para mestrado e 14 para doutorado, e 25 em Ciências Sociais, que são 15 em mestrado e 10 em doutorado.

O mestrado, com duração de dois anos (24 meses), é voltado ao ensino e à pesquisa. Com caráter acadêmico e visa, principalmente, formar pesquisadores e professores para lecionar no ensino universitário.

E o doutorado tem o intuito de aprimorar a investigação num determinado campo da ciência e ampliar conhecimentos na prática da docência. A duração do doutoramento é de quatro anos (48 meses).

Nos editais, dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Sociais, os candidatos têm as informações e todos os procedimentos necessários para a realização das inscrições, como documentação, valor da taxa e datas do processo seletivo. As aulas nos quatro cursos serão iniciadas na primeira semana de janeiro de 2019.