Vaticano apresenta 1ª Conferência Mundial sobre Esporte e Fé


Autor: Sedac
Data publicação: 04/10/2016

Vaticano apresenta 1ª Conferência Mundial sobre Esporte e Fé

A partir desta quarta-feira, cinco de outubro, até o dia sete, o Vaticano vai receber a primeira Conferência Mundial sobre Fé e Esporte, com o tema “O esporte a serviço da fé”. O evento é organizado pelo Pontifício Conselho para a Cultura, com a colaboração da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Representantes do Vaticano e do mundo dos esportes participaram de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, quatro, para a apresentação do evento.

\r\n\r\n

O presidente Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, explicando como dicastério vaticano para a cultura pode se interessar pelo esporte, afirmou que o conceito de cultura não é mais o tradicional, “hoje é mais antropológico, pois abraça todos os campos”. “Podemos dizer que se tornou, como a música, um valor universal, por isso nos interessamos pelo esporte”, disse o cardeal.

\r\n\r\n

Dom Ravassi afirmou que o esporte envolve corpo e espírito, inteligência e membros, e que a atividade também envolve a fé, a religião, no sentido mais amplo possível. Segundo o cardeal, é preciso “voltar autenticamente aos valores morais, capitais do esporte”.

\r\n\r\n

Jogos Olímpicos do Rio – O membro do Comitê Olímpico Internacional, Mario Pescante, falou do esporte não somente como instrumento, mas como um valor em si mesmo, e que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serviram também para dar esperança a tantos desesperados de países que se encontram em situação difícil.

\r\n\r\n

Citou o caso de Kosovo, que não é reconhecido pela ONU como um Estado, mas cuja realidade recebeu reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, podendo assim participar das Olimpíadas, com uma formação de albaneses e sérvios competindo com uma delegação própria.

\r\n\r\n

“No Rio de Janeiro, demos cidadania aos 260 milhões de refugiados no mundo”, disse ainda Pescante, referindo-se à delegação que os representou nos Jogos Olímpicos, uma exceção na edição no Brasil.

\r\n\r\n

Conferência – A cerimônia de abertura da Conferência Mundial sobre Fé e Esporte, acontece nesta quarta-feira, cinco, na Sala Paulo VI, no Vaticano, e presidida pelo Papa Francisco com a participação do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. A cerimônia será às 11h20 (horário de Brasília), com transmissão, ao vivo, pela Rádio Vaticano.

\r\n

Fan Page

Informativo

Social

  • © Copyright 2017 Faculdade Catolica de Mato Grosso - FACC - Todos os direitos reservados.