Dom Emídio Vilar é nomeado para diocese em São Paulo

Data publicação: 28/09/2016

Dom Emídio Vilar é nomeado para diocese em São Paulo

O bispo dom Antônio Emídio Vilar, da Diocese de São Luiz de Cáceres, foi nomeado pelo papa Francisco para a Diocese de São João da Boa Vista (SP), distante cerca de 220 Km da Capital paulista. Ele vai assumir a administração episcopal no lugar do bispo dom David Dias Pimentel, que renunciou ao governo da diocese.

“Estaremos sempre em oração para que a missão de dom Emídio seja de êxito e sabedoria na condução da igreja particular de São João da Boa Vista”, sublinha o diretor-geral da Faculdade Católica, padre Edson Sestari, destacando a competência e a determinação do bispo na atuação na Diocese de Cáceres e no Regional Oeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Mato Grosso.

Dom Emídio, além de vice-presidente do Regional Oeste 2 e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, é membro do Conselho Superior (Consup) da Faculdade Católica como representante do episcopado da Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), mantenedora da instituição de ensino no Regional Oeste 2.

“Só temos a agradecer ao nosso querido dom Vilar pelos ensinamentos transmitidos nesse tempo de convivência. Nos fará falta, mas entendemos que o pastoreio dele não tem fronteiras, justamente porque está sempre atendendo ao chamado de Deus”, frisa padre Edson.

Histórico – Dom Antônio Emídio Vilar nasceu em 14 de novembro de 1957, em São Sebastião do Paraíso (MG). Salesiano, fez a profissão religiosa em janeiro de 1976, ordenado sacerdote, em Batatais (SP), em agosto de 1986, e bispo em 27 de setembro de 2008, em São Paulo (SP). Nesse mesmo ano foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres.

Dom Vilar tem mestrado em Teologia, pela Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma (Itália), e iniciou doutorado em Liturgia, pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo. Antes do episcopado, dom Antônio Emídio Vilar atuou, entre outras atividades, como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP); diretor do aspirantado, em Pindamonhangaba (SP); diretor e coordenador de estudos e professor no Instituto Teológico Pio XI (SP) e membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).