Católica de MT investe em cursos de mestrado e doutorado

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.26.48 (3)

Publicado em: 10, janeiro/2020

Maior aprofundamento, autoridade profissional, impacto no salário, novas oportunidades e internacionalização de carreira e desenvolvimento de competências. É com base nestes motivos que a Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT) tem investido em programas de mestrado e doutorado. E as parcerias com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) tem feito a diferença na Instituição mato-grossense. 

Apesar de ainda de ser novata no mercado, justamente porque começou a funcionar efetivamente como Instituição de Ensino Superior (IES) autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2012, a Católica de MT oferece, atualmente, seis programas de mestrado e doutorado em Filosofia, Ciências Sociais, Computação Aplicada, Teologia, Administração e Design. O convênio com a PUC-Rio é com o curso de Teologia, e os demais mestrados e doutorados com a Unisinos. 

De acordo com o diretor-geral, professor padre Edson Sestari, esses programas de pós-graduação stricto sensu têm como objetivo a busca de desenvolvimento de estudos aplicados, a realização de pesquisas e a produção de conhecimentos que concorram para o avanço científico e para a melhoria da qualidade de vida no Estado, país e no mundo. Assim, como já é praticado nos cursos de graduação, os programas de mestrado e doutorado da Católica MT, avaliados com elevados conceitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC, primam, além da qualidade, pela completude do ser social. 

Padre Edson Sestari salienta que a formação humanizada implantada pela Instituição torna-se mais visível até na convivência em sala de aula. A sensibilidade com a problemática humana, segundo o diretor-geral, fica mais presente, sem contar a alegria, dos estudantes, de poder se sentir útil com as atividades e a aplicação de pesquisas acadêmicas em contextos da sociedade. 

“Durante os semestres letivos as aulas da graduação são em período normal, manhã e noite, e nos cursos de mestrado e doutoramento são nas férias, em janeiro e julho”, assegura o diretor, acrescentando que agora, neste mês, está tendo aulas nos mestrados de Ciências Sociais, Filosofia e Computação Aplicada. As aulas em janeiro são realizadas no campus em Várzea Grande, e em julho no Rio Grande do Sul. 

Já os cursos de Teologia, Administração e Design ainda estão realizando os respectivos processos seletivos, e devem iniciar as aulas em breve. “Logo, teremos também mais convênios com programas stricto sensu em Psicologia e Educação”, informa padre Edson. Ele sublinha que a Católica MT é a única instituição privada do Estado que, proporcionalmente, tem o maior número de programas de mestrado e doutorado em funcionamento. 

O diretor-geral diz também que as novidades abrangem os cursos de graduação. “Além de Pedagogia, Psicologia, Processos Gerenciais, Teologia e Filosofia, nos próximos meses, teremos mais cursos. Aliado a isso ainda oferecemos cursos de especialização lato sensu. Entre os quais o de Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, que, aliás traz professores renomados na área do Brasil e de outros países, como da Argentina”, destaca. 

A Católica MT tem ainda parcerias internacionais que lhe garantem realizar intercâmbios. Os convênios são com a Faculdade de Teologia de Granada e com a Universidade de Salamanca, ambas sediadas em cidades espanholas com os mesmos nomes das IES. E nesse processo de integração além-mar, a Católica MT conta com o Reconhecimento Pontifício do Vaticano (Itália) no Curso de Teologia. Isso significa que o diploma de teólogo com a chancela da FACC-MT tem validade em países da União Europeia. 

“Estamos fazendo nossa trajetória com planejamento e determinação, sempre arquitetando nossas ações com equilíbrio e, acima de tudo, com eficiência. Nosso sistema de educação é sólido. Isso faz parte da nossa marca, da nossa história”, acentua Sestari, assegurando que a Católica MT está de portas abertas para todos os que queiram e desejem investir no futuro dentro de uma relação diferenciada, benéfica e sadia.