Católica MT e instituições realizam seminário internacional sobre bioética

Publicado em: 25, setembro/2019
Autor: Álvaro Marinho

O Seminário Internacional e Interinstitucional de Bioética é um evento pensado e organizado pela Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), Fundação Escola do Ministério Público do Estado (MPE-MT) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), que ocorrerá, de 23 a 25 de outubro, no campus da Católica de MT, em Várzea Grande, e propõe uma reflexão sobre temáticas de ética e bioética, novas tecnologias, novos direitos e vida humana e violência com o objetivo de possibilitar a atualização profissional e acadêmica. “Queremos apresentar visões, especialmente dentro do pensamento filosófico, sobre esses temas”, diz o diretor-geral da Instituição, professor mestre padre Edson Sestari. 

 

Segundo o dirigente da Católica MT, a intenção é discutir esses assuntos, com destaque ao conhecimento e especialidades dos palestrantes, observando que os estudos que serão desenvolvidos no evento reafirmarão que a bioética busca sempre a promoção da dignidade e melhor qualidade de vida das pessoas. 

“Por isso, precisamos fazer, a partir do ambiente acadêmico, que é um dos espaços do desenvolvimento do saber, observações acerca dos processos e demandas do nosso cotidiano”, assegura Edson Sestari, acrescentando que os temas do seminário permitem o reconhecimento dos valores nas ações humanas com sensibilidade e responsabilidade social.

A programação do seminário será desenvolvida nos três períodos do dia, sendo que as palestras magnas ocorrerão à noite. A primeira, dia 23, às 19h, será com o professor Dr. Álvaro Luiz Montenegro Valls Zahar, da Unisinos, que vai falar sobre “Sofrimento e situações-limite, em Karl Jaspers, médico e filósofo (luta, morte, azar e culpa)”. No dia 24, quinta-feira, às 19h, a professora Drª. Maria Del Pilar Zambrano, da Universidad de Navarra, na Espanha, vai abordar o tema da “Eutanásia e as implicações éticas e bioéticas”. E, no último dia, no mesmo horário, o professor Dr. Josemar de Campos Maciel, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS), vai discorrer sobre “Pensamento ancestral e resistência no debate sobre ambiente”.

No período da manhã, de quarta a sexta-feira, a partir das 8h, serão realizadas mesas redondas sobre “Novas tecnologias”, “Novos direitos e vida humana” e “Violência, novas tecnologias e vida humana”. E à tarde, das 14h às 17h30, apresentação de artigos de mestrandos e doutorandos e de outros pesquisadores que estudam essa temática. Clique aqui para fazer a submissão de trabalhos.  

 

Serviço

 

Público de relacionamento: acadêmicos, profissionais e demais interessados.

Dias: 23 a 25 de outubro de 2019.

Horário: manhã das 8h às 11h30, à tarde das 14h às 17h30 e à noite das 19h às 21h30.

Local: campus da Faculdade Católica de MT – rua do Seminário, 105, Bairro Cristo Rei – próximo Hospital Metropolitano, em Várzea Grande

Inscrição: deve ser realizada aqui.