Debates abordam os desafios pastorais da Igreja Católica na pandemia

destaque-ciclo-dialogosfaje-e1591718813876

Publicado em: 22, junho/2020

Com o objetivo de contribuir no discernimento sobre os principais desafios e tarefas da pastoral e da evangelização no Brasil, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) de Belo Horizonte (MG) promove o Ciclo de Diálogos online de Teologia Pastoral. Iniciando neste mês, até dezembro, serão sete encontros virtuais para refletir sobre a pastoral da Igreja católica no atual contexto urbano.

A série de lives deve considerar a pastoral da Igreja neste contexto urbano, “fragmentado e plural do Brasil”. Para isso, os expositores devem recolher “os aprendizados da rica tradição da pastoral pós-conciliar, deixando-se interpelar pelas novas questões levantadas pelo momento presente, sobretudo nesse tempo de isolamento social e pandemia”.

A programação começa hoje, 22 de junho, com a reflexão do cardeal português José Tolentino de Mendonça, arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana. O cardeal abordará a espiritualidade cristã em tempo de pandemia.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, também fará exposição no ciclo de debates. No dia 10 de agosto, dom Mol falará sobre os rumos da Igreja no pós-pandemia. Bispo auxiliar na mesma arquidiocese e membro da Comissão para a Ecologia Integral da CNBB, dom Vicente Ferreira será outro bispo a participar, desta vez com o tema Pastoral nas Vilas e Favelas, no dia 19 de outubro.

Outros especialistas irão abordar também os temas “Virtualização da fé?”; “Mediação digital e experiência religiosa em contextos urbanos”; “Igrejas e conflitos socioambientais” e “Evangelização e movimentos populares”.

Para mais informações e inscrições, acesse o site da Faje.

Com CNBB

|