União das Faculdades Católicas de Mato Grosso

Formação em Filosofia amplia qualificação profissional no mercado

“Amor pela sabedoria” é o que significa, do grego, a palavra “Filosofia”. Uma das ciências humanas mais antigas da história, ela é fundamental para estimular o pensamento crítico, noções de cidadania e valores éticos e humanitários. A disciplina também faz parte da grade curricular em todo o país para alunos do Ensino Médio. Mas o que faz um filósofo? Quais as possibilidades de trabalho e avanços de carreira?

A reflexão sobre o “ser” é uma das bases da Filosofia, mas a área ainda busca o entendimento sobre outras questões. Para quem deseja fazer do curso sua profissão, a Licenciatura possibilita a atuação como docente em escolas ou universidades públicas e privadas. Na Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), o curso é oferecido desde 2015, seguindo os eixos: propedêutico, histórico-filosófico, temático reflexivo, pedagógico e investigativo e móvel.

“A Filosofia ainda é uma disciplina obrigatória no currículo escolar, por isso, a presença de professores-educadores é essencial para a discussão a respeito de diversos temas, de forma crítica, filosófica e que faça uma leitura profunda da realidade em que vivemos”, pontua o coordenador do curso de Filosofia da FACC-MT, Prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias.

Formado em meados da década de 1990, Rosimar destaca que a Filosofia vem passando por constantes atualizações e mudanças nos últimos anos. Segundo ele, este movimento faz com que o curso vá se adequando às transformações do mundo moderno. “Temos um núcleo central da grade curricular, que segue disciplinas tradicionais da Filosofia, mas com a inclusão de outras disciplinas como a Filosofia da Mente, Legislação Educacional e Diversidade Cultural”, acrescenta.

Uma característica do curso é sua função complementar a outras áreas, sendo para muitos profissionais a alternativa escolhida para uma segunda graduação. Isto porque em algumas carreiras, a análise crítica, tão necessária para o exercício da profissão, não é trabalhada tanto quanto no Curso de Filosofia. “Temos alunos de outras graduações como o Direito e Psicologia, que buscam a Filosofia tanto pelo interesse pessoal, como para integrar a capacidade de análise crítica, mas profunda às suas habilidades”, explica Rosimar.

Outra opção de atuação na área está voltada ao ensino e pesquisa, com o ingresso em mestrados e doutorados. As duas modalidades são oferecidas na FACC-MT, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Para o mestrado, a duração é de 24 meses, enquanto o doutorado conta com 48 meses para a conclusão. A Faculdade mantém ainda parceria com duas universidades internacionais, a do Quebec (Canadá) e Padova (Itália) possibilitando aos alunos a participação em programas e projetos de intercâmbio.

Para consultar mais informações sobre o curso de Filosofia, a FACC-MT disponibiliza o canal de atendimento pelo WhatsApp (65) 9 8468 2336 e telefone (65) 3685-0897.

Chamar no WhatsAPP