União das Faculdades Católicas de Mato Grosso

Mudanças no mercado de trabalho aumentam a procura pela Pedagogia

Licenciatura mais procurada nas faculdades brasileiras, de acordo com o Censo da Educação Superior 2018, a Pedagogia contabiliza mais de 740 mil estudantes matriculados. Com tantas pessoas em formação, as novas configurações do mercado de trabalho ampliam os espaços de atuação do pedagogo, e a sala de aula deixa de ser a única opção de trabalho, mesmo sendo uma das principais atribuições do profissional.

No ambiente da sala de aula, o exercício da Pedagogia oferece como opções o trabalho na educação infantil (de 0 a 6 anos), séries iniciais (alfabetização) e educação de jovens e adultos. Ainda nesta área, é possível atuar junto às equipes de gestão e administrativa relativas à coordenação, direção ou supervisão escolar.

Outras alternativas de trabalho estão ligadas à área de psicologia e saúde, em que o profissional da Pedagogia integra a equipe de apoio e suporte, além das atividades internas em empresas, hospitais e editoras. Para quem optar em dar continuidade aos estudos após a formação, existe a possibilidade de seguir no meio acadêmico, com a realização de pesquisas em educação e especialização, incluindo mestrados e doutorados.

A coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), Maria Isabel Lopes Silva, pontua que um dos diferenciais da instituição consiste no desenvolvimento de atividades em campo desde o início do curso. A metodologia participativa contribui para a vivência dos estudantes quanto a prática antes de se tornarem profissionais, capacitando-os para as situações do cotidiano da Pedagogia.

“O mercado de trabalho na Pedagogia está se abrindo para oportunidades que hoje vão além da escola. Por isso, é fundamental que os estudantes busquem cada vez mais outras áreas de atuação e vivenciem desde o início da faculdade diferentes cenários e ambientes”, disse.

O curso de graduação em Pedagogia na FACC-MT é presencial, com aulas no período noturno e duração de sete semestres. Entre as atividades desenvolvidas está o Programa de Estágio Supervisionado, que prepara os futuros pedagogos para o mercado de trabalho. Acompanhados de professores especializados, os acadêmicos participam de vivências em diferentes ambientes, com a oportunidade de aprimorar sua forma de atuação.

Além da graduação, a FAAC-MT também oferece cursos de pós-graduação na área, como a Educação Especial, Gestão de Processos Escolares, Psicopedagogia Institucional e Clínica, entre outros.

Para consultar mais informações sobre o curso, a faculdade disponibiliza um e-book e o canal de atendimento pelo Whatsapp (65) 9 8468 2336 e telefone (65) 3685-0897.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Chamar no WhatsAPP