Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso conta com professores doutores da USP

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre os pesquisadores de várias universidades do país e do exterior, o Seminário Internacional de Psicologia e Senso Religioso contará com palestrantes de renome. No âmbito nacional, destacam-se os professores doutores da Universidade de São Paulo (USP), Geraldo José de Paiva, Ronilda Iyakemi Ribeiro e Wellington Zangari. O evento, que está na 12ª edição, será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Geraldo José de Paiva é graduado em Filosofia, mestre (1975) e doutor (1979) em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, livre-docente em Psicologia Social (1993), pela mesma Universidade. Realizou pós-doutorado em Psicologia da Religião na Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica) (1988). É sócio honorário da Società Italiana di Psicologia della Religione e Fellow da International Society for Science and Religion (St.Edmund´s College, Cambridge, UK). Atualmente, é professor titular aposentado da USP e Professor Sênior.

Já a Ialorixá (Religião Tradicional Iorubá). Ronilda Iyakemi Ribeiro é etnopsicóloga, doutora em Psicologia e em Antropologia da África Negra pela USP, pesquisadora da Universidade Paulista (UNIP) e professora sênior da USP. Ela coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares da Herança Africana (CNPq-UNIP) e é membro do Coletivo Coalizão InterFé em Saúde e Espiritualidade. A palestrante também é representante da UNIP no Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença (Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo), e patronesse do Egbé Omó Oduduwa no Brasil.

Com experiência nas áreas de Psicologia e Ciências da Religião, com ênfase em Psicologia Social da Religião, Wellington Zangari (USP-SP) possui mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia Social pela USP (2003) e pós-doutorado em Psicologia Social pela USP (2006). Zangari atua principalmente nas áreas de psicologia social, psicologia da religião, psicologia anomalística, hipnose e estados alterados de consciência, psicologia da mágica e filosofia da mente.

O evento

Organizado pelos membros do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), desta vez o encontro é promovido pela Católica de Mato Grosso (FACC-MT) sob a coordenação do prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias. A temática é “Sofrimento psíquico e sentido da vida”.

A programação abrange cerca de 40 profissionais, a maioria PhDs, com destaque aos convidados estrangeiros: o PhD, prof. Tomas Lindgren, da Umeá University, da Suécia profª. Martha Elena Giuliano de Iglesia (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA); prof. Dr. Kevin Ladd (Indiana University South Bend – EUA) e prof. Dr. Miguel Farias (Conventry University, Reino Unido).

O Seminário está aberto para o recebimento de trabalhos científicos, que devem ser enviados até o dia 20 de setembro para avaliação.

Serviço:

O que: XII Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso.

Quando: 11 a 14 de novembro de 2019.

Onde: Centro de Eventos do Pantanal – Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n, Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT

Inscrições e Informações: https://bit.ly/2WXVM2f.

Vagas limitadas.