Vaticano renova Reconhecimento Pontifício da Católica MT

A Congregação para a Educação Católica do Vaticano renovou a afiliação da Católica de Mato Grosso à Faculdade de Teologia da Universidade de Granada (Espanha). Com essa decisão, os formados em Teologia pela Instituição de Ensino Superior (IES) mato-grossense continuam tendo o diploma com reconhecimento pontifício. Essa aprovação garante a validade do diploma em unidades da União Europeia. “É mais uma conquista, e atesta, desde 2015, a qualidade do ensino, que prima pelo processo de aprendizagem baseado nas habilidades e competências”, sublinha o diretor-geral, professor mestre padre Edson Sestari.

O comunicado sobre o novo reconhecimento pontifício foi feito pelo reitor de Granada, professor doutor padre Gonzalo Villagrán Medina. “Com muita alegria, informo que recebemos, enviado pelo padre geral da Sociedade de Jesus e pelo Grande Chanceler de nossa Faculdade, o Decreto da Congregação para a Educação Católica que renova a afiliação à Faculdade de Teologia de Granada por outros cinco anos”, destaca o reitor, acrescentando que esse é mais um passo que confirma o bom trabalho da equipe no gerenciamento dos estudos teológicos.

Na avaliação do coordenador do Curso de Teologia, professor doutor padre Carlos Sérgio Viana, essa consideração do Vaticano é de extrema importância para a Católica. De acordo com ele, a afiliação entre os cursos das duas instituições é oportunidade singular para estudantes candidatos à vida sacerdotal e que frequentam o curso da Católica MT a buscar mais conhecimentos em programas de pós-graduação em mestrado e doutorado em algum país da Europa.

Além do reconhecimento pontifício, o Curso de Teologia foi aprovado, na semana passada, pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito elevado. Isso comprova a dedicação, responsabilidade e objetivos desenvolvidos na IES, conforme o projeto político pedagógico do bacharelado em Teologia, para que os egressos façam a diferença na sociedade.

Outros cursos – A Católica MT também oferece, além de Teologia, os cursos de Filosofia, Psicologia, Pedagogia e Tecnólogo em Processos Gerenciais. A IES, mantida pela Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), organismo do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) de Mato Grosso, realiza convênios de pós-graduação com instituições brasileiras de ensino reconhecidas internacionalmente.

Com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, a Católica MT oferece mestrado e doutorado em Filosofia e Ciências Sociais; mestrado em Design, Administrado e Computação Aplicada. E desde junho ampliou o convênio com a Unisinos para realizar também doutorado em Educação e mestrado em Psicologia. As aulas de todos os cursos são realizadas no campus da Católica MT, em Várzea Grande, e no campus da Unisinos, em Porto Alegre, Capital gaúcha.

A Católica MT também mantém convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) no programa de mestrado e doutorado em Teologia.