Whatsapp deixará de funcionar em alguns celulares a partir de sábado

smartphone-2454611_960_720

Publicado em: 31, janeiro/2020

A plataforma de mensagens instantânea WhatsApp deixará de funcionar em telefones com sistema operacional Android 2.3.7 e iOS 8 a partir de sábado (1º de fevereiro), segundo o serviço que é propriedade do Facebook confirmou nesta quinta-feira.

A data limite já havia sido anunciada há um ano, mas o alerta voltou a ser feito com recomendação para que os usuários atualizem o sistema operacional para seguir usando a plataforma.

Nos últimos meses, os celulares que contavam com Android 2.3.7 e iOS 8 já não conseguiam criar novas contas do WhatsApp, nem voltar a verificar outras já existentes, mas era possível seguir usando o aplicativo se já estivesse cadastrado.

O Android 2.3.7 é a última atualização do sistema Android 2.3, que foi lançado no mercado em 2010. O iOS, por sua vez, chegou aos iPhone em setembro de 2014.

O WhatsApp explicou que não existe nenhuma opção para transferir o histórico de conversas entre plataformas, para os usuários que não poderão seguir utilizando o serviço, mas que é possível exportar os dados através de um email.

Por se tratarem de sistemas operacionais defasados, não se espera que haja um impacto de celulares nos Estados Unidos e Europa, mas é possível que haja problemas em mercados emergentes, com grande quantidade de aparelhos antigos, como na Índia ou África.

Com EFE