União das Faculdades Católicas de Mato Grosso
(65) 3052-8120

Workshop discute práticas de mindfulness e tradições filosóficas e religiosas

 

Ciência e religião podem contribuir para uma vida mais equilibrada e concentrada? Esta é uma dúvida que pesquisadores e religiosos respondem de diferentes maneiras. O assunto é tema do workshop “Mindfulness: Psicologia e Medicina entre Ciência e Religião”, como um mini-curso dentro da programação do XII Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso, no dia 13 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O workshop será ministrado pelo doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tiago Ramos, que é também especialista em Mindfulness pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG) e professor na graduação e pós-graduação nas áreas de Psicologia, Saúde Pública, Administração e Direito.

Neste workshop, os participantes serão apresentados à emergência das práticas de mindfulness a partir da ciência, com seus pontos de diálogo, adaptação e não-diálogo com as tradições filosóficas e religiosas ocidentais e orientais. Tiago Ramos abordará também a diferença prática entre exercícios de mindfulness em um contexto religioso/espiritual e outro laico ou secular.

A atividade acontece no contexto do XII Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso, que acontece de 11 a 14 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Sob o tema “Sofrimento psíquico e sentido da vida: contribuições da Psicologia da Religião”, o evento reunirá mais de 35 palestrantes, incluindo pesquisadores internacionais. O seminário é organizado pelo GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), promovido pela Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC), sob coordenação do prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias.

Serviço

O que: Workshop “Mindfulness: Psicologia e Medicina entre Ciência e Religião”

Quando: 13 de novembro de 2019, das 19h às 21h

Quanto: R$ 80 (participantes do Seminário) ou R$ 150 (não participantes)

Onde: Centro de Eventos do Pantanal – Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n, Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT

Inscrições e Informações: Faculdade Católica de Mato Grosso (65) 9 8459 2487 (www.faccmt.edu.br)

 

Compartilhe esta postagem:

Chamar no WhatsAPP
Pular para o conteúdo